Quantas vezes você acordou e se perguntou se a vida só se resume a estudar, fazer um curso superior e arranjar um emprego? Bem, assim como você, eu também me questionei sobre esse assunto.

A verdade é que fomos educados a pensar que só existe um caminho, que o sucesso só chegará se seguirmos essa linha. Porém, isso é uma grande mentira. Pessoas como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates nunca concluíram o curso universitário. O que fez eles se tornarem milionários foi a capacidade de unir as habilidades digitais, o empreendedorismo e a inteligência emocional. Eles fizeram o novo, eles tomaram atitudes diferentes do habitual!

Mas, criar o novo é fácil? Fazer o novo é simples? É rápido?

Não, não e não. É uma jornada desafiante, um caminho completamente desconhecido e que foge completamente da sua zona de conforto. Afinal, você estará construindo a própria estrada, não há sinalização. “Diego, vale a pena?” Depende. Depende se você acredita que merece o que ganha, se o valor é justo pelo seu esforço e tempo de dedicação.

Caso a sua resposta seja negativa, podemos chegar a conclusão de que algo precisa ser feito para gerar essa mudança. Por isso, o meu conselho para você é: saia do seu comportamento habitual, os seus hábitos; afinal, é muito mais fácil e agradável permanecer com as mesmas ações, enquanto mudar é extremamente difícil e desafiante. Não pense só em mudanças para o seu futuro, mude o seu agora e tome atitudes diferentes da que você estava habituado. Sabe por que fazer isso? Porque a partir do momento que você sair dessa inércia, você começa a mudar conforme o mundo ao seu redor está mudando e, consequentemente, os resultados diferentes chegarão. Lembre-se: a culpa não é do mundo ou de tudo aquilo que está fora do seu controle.


Diego Patriota é Master Coach Executivo especializado em marketing de relacionamento. Certificado em gestão de projetos pela Escola Internacional de Negócios e Empreendedorismo em parceria com a Universidade Steinbeis de Berlin no Brasil. Acadêmico de Processos Gerenciais pela Universidade do Sul de Santa Catarina e empresário no segmento de network e ownership. Visionário e apaixonado pela vida.